segunda-feira, 16 de maio de 2016

Os morangos


O Morango (Fragaria) é considerado, na linguagem vulgar, como o fruto vermelho do morangueiro.No entanto, em termos científicos não se pode considerar um fruto já que é constituído pelo recetáculo da flor original (composta), em volta do qual se dispõem os frutos (as sementes são visíveis sob a forma de grainhas).
O morango jardim foi criado pela primeira vez na Bretanha, no noroeste da França, na década de 1750. Tecnicamente, o morango é um fruto acessório agregado, o que significa que a parte carnuda deriva não do ovário da planta, mas da receptáculo que sustenta os ovários.

Rico em vitaminas, o morango ainda melhora a memória e combate o reumatismo.

Os pêssegos


O pessegueiro é uma espécie nativa da China. O nome científico da espécie, Prunus persica, relaciona-se com as palavras em português "pessegueiro" (árvore) e "pêssego" (o fruto). O nome é uma referência ao largo cultivo da espécie no Irão durante a Antiguidade, de onde foi transplantada para a Europa. Os romanos referiam-se ao pêssego como malus persicum ou "maçã da Pérsia", sendo portanto essa denominação em latim a origem da palavra em português.  Documentos registam que a história do pessegueiro é quase tão antiga quanto a da agricultura. E se o inicio da agricultura está perdido na antiguidade, também não podemos determinar há quanto  tempo o pessegueiro é cultivado. Estima-se que por volta de  quatro mil anos.

As ameixas


Ameixeira, ameixoeira ou ameixieira são os nomes por que são conhecidas algumas espécies de árvore de fruto do subgénero Prunus, incluso no género Prunus. . O seu fruto é a ameixa.
A espécie japonesa (Prunus serrulata), apesar do seu nome, teve a sua origem provável na China. A Prunus domestica, ou ameixeira-europeia teve origem na Ásia Menor. É um fruto redondo com uma espécie de bico, doce e de epicarpo fino. Existem muitas variedades consoante o seu tamanho, cor, sabor e estação do ano em que se desenvolvem. Têm entre 3–6 cm de largura.
Em 1864, já eram cultivadas 150 espécies diferentes.

A ameixa é um dos poucos frutos que se apresenta em tão vasta variedade. É possível encontrar mais de duas mil qualidades desta fruta, com diversos tamanhos, formatos e cores. São classificadas em grupos chamados: Japonesa, Americana, Ornamental, Damos, Europeia e Selvagem.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Alimentação saudável



Para fazermos uma alimentação saudável  é necessária muita informação e conhecimento porque, cada vez mais,  a informação sobre esta matéria invade as redes sociais, os jornais e revistas todos os dias, muitas das vezes com opiniões contraditórias.
A publicidade a certos alimentos, muitas vezes paga a preço de ouro, é também um modo de vender produtos que em nada contribuem para a nossa saúde.
Para ter uma alimentação saudável devemos seguir os conselhos dados através  da roda dos alimentos e seguir as proporções indicadas nas pirâmides alimentares. só assim conseguimos um corpo são e uma mente a funcionar bem.

Alguns conselhos a seguir:
1 - Devemos consumir em maior quantidade frutas e legumes.
2. A carne, peixe e ovos devem fazer parte da dieta mas na quantidade certa. Devemos preferir as carnes magras como a de frango e peru.
3 - As leguminosas devem fazer parte da nossa alimentação.
4 -  O pão escuro e com sementes é mais rico em fibras e deve ser preferido ao pão branco.
5- Devemos beber leite branco sem misturas  é rico em cálcio.
6- Devemos beber água (1,5 litros/dia) e não consumir refrigerantes ricos em açúcares.
7 - Devemos preferir gorduras vegetais como o azeite e limitar a ingestão de gorduras animais 
8 - Devemos ingerir laticínios mas em quantidades moderadas porque alguns deles, como o queijo, são ricos em gorduras
9- Devemos moderar o consumo de sal porque faz mal à saúde e eleva a pressão arterial.
10- O peixe deve fazer parte da nossa alimentação pelo menos 3 vezes por semana.
11- Devemos consumir pelo menos duas peças de fruta por dia.  É rica em vitaminas e minerais. Devemos aproveitar as frutas da época porque são mais baratas e mais saborosas.
12- Devemos utilizar métodos de cozinhar os alimentos que não lhes acrescentem gordura desnecessária como por exemplo a fritura.