terça-feira, 26 de maio de 2015

Tipos de reprodução nos animais

Vivíparos:

Os animais vivíparos  são aqueles cujo desenvolvimento embrionário ocorre dentro do corpo materno. Diferentemente dos animais ovíparos, que nascem dos ovos, nesses animais o embrião, envolvido pela placenta e ligado por um cordão umbilical, depende da mãe para sua nutrição e desenvolvimento.Uma característica marcante dos animais vivíparos é que todos eles possuem fecundação interna, ou seja, os gâmetas masculinos são inseridos na fêmea, por exemplo, o ser humano.Os mamíferos têm este tipo de reprodução.
Ovíparos




Os animais ovíparos são aqueles cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo em ambiente externo sem ligação com o corpo da mãe.
Este é o método de reprodução da maioria dos peixes, anfíbios, répteis, todas as aves  e a maioria dos insetos, 
Ao ato de colocação dos ovos no ambiente pela fêmea , seja num ninho de palha, num buraco cavado no chão para esse fim, na superfície de uma folha ou em outros sítios, dá-se o nome de ovoposição.




Ovovivíparos


Em biologia, designam-se como ovovivíparos os animais cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo  dentro do corpo da mãe. O ovo recebe assim proteção, mas o embrião desenvolve-se a partir do material nutritivo existente dentro do ovo. Os ovos eclodem no oviducto materno sem que exista ligação alguma entre a progenitora e o embrião .
Alguns peixes, répteis e invertebrados são ovovivíparos.


Sem comentários:

Enviar um comentário