quinta-feira, 30 de abril de 2015

O interior da Terra


 
A terra é constituída, basicamente, por três camadas:
A Crosta - Camada superficial sólida que  envolve a Terra. Apresenta uma estrutura média  entre 5 a 10 km sob os oceanos – crosta oceânica – e 10 km a 50 km nas áreas continentais – crosta continental. A crosta continental  atinge a espessura máxima por baixo das grandes cadeias montanhosas com cerca de 70 km de espessura. A crosta continental é essencialmente constituída por granito e a crosta oceânica é essencialmente constituída por basalto.
Manto - Camada viscosa logo abaixo da crosta. É formada por vários tipos de rochas siliciosas ricas em ferro e magnésio, que, devido às altas temperaturas, encontram-se em um estado complexo que mistura materiais fundidos e sólidos e recebe o nome de magma. Vai até os 2900 km de profundidade. Divide-se  em duas camadas: O Manto Superior e o Manto Inferior.
Núcleo - É a parte central do planeta. Acredita-se que seja formado por metais como ferro e níquel em altíssimas temperaturas. Possui duas partes:
    • Núcleo externo: Líquido – de 2900 a 5150 km.
    • Núcleo interno: Sólido, devido à altíssima pressão – até 6371 km.
Tanto entre a crosta e o manto como entre o manto e o núcleo existem zonas intermediárias de separação, as chamadas descontinuidades. Entre a crosta e o manto há a descontinuidade de Mohorovicic, e entre o manto e o núcleo, existe a descontinuidade de Gutenberg. Os limites dessas camadas são definidos principalmente pela sismologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário