quinta-feira, 30 de abril de 2015

O interior da Terra


 
A terra é constituída, basicamente, por três camadas:
A Crosta - Camada superficial sólida que  envolve a Terra. Apresenta uma estrutura média  entre 5 a 10 km sob os oceanos – crosta oceânica – e 10 km a 50 km nas áreas continentais – crosta continental. A crosta continental  atinge a espessura máxima por baixo das grandes cadeias montanhosas com cerca de 70 km de espessura. A crosta continental é essencialmente constituída por granito e a crosta oceânica é essencialmente constituída por basalto.
Manto - Camada viscosa logo abaixo da crosta. É formada por vários tipos de rochas siliciosas ricas em ferro e magnésio, que, devido às altas temperaturas, encontram-se em um estado complexo que mistura materiais fundidos e sólidos e recebe o nome de magma. Vai até os 2900 km de profundidade. Divide-se  em duas camadas: O Manto Superior e o Manto Inferior.
Núcleo - É a parte central do planeta. Acredita-se que seja formado por metais como ferro e níquel em altíssimas temperaturas. Possui duas partes:
    • Núcleo externo: Líquido – de 2900 a 5150 km.
    • Núcleo interno: Sólido, devido à altíssima pressão – até 6371 km.
Tanto entre a crosta e o manto como entre o manto e o núcleo existem zonas intermediárias de separação, as chamadas descontinuidades. Entre a crosta e o manto há a descontinuidade de Mohorovicic, e entre o manto e o núcleo, existe a descontinuidade de Gutenberg. Os limites dessas camadas são definidos principalmente pela sismologia.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Por que razão algumas flores fecham à noite?

 
Algumas flores fecham-se ao cair da noite para se defenderem contra o frio ou a humidade, principalmente quando há grande diferença de temperatura entre o dia e a noite.
Mas, existem flores que se protegem contra os raios muito intensos do sol e só se abrem à noite.
Outra teoria sugere que as plantas promovem a conservação de energia - e, talvez, o seu odor - para usarem durante o dia, quando os insetos polinizadores estão mais ativos.
Alguns cientistas pensam que este comportamento  impede o pólen de se tornar húmido e pesado com o orvalho e assim os  insetos podem mais facilmente transferir o pólen seco, melhorando a probabilidade de sucesso da reprodução da planta.
Outra hipótese sugere que se trata de um mecanismo de defesa muito evoluído contra os predadores noturnos da  planta. 

terça-feira, 14 de abril de 2015

A Primavera chegou!


 
Nesta estação tudo fica mais feliz e alegre. Os espaços exteriores ficam verdes, bonitos e cheios de flores. As árvores ficam em flor dando cor ao espaço. Apetece cantar,  assobiar e correr por  entre as flores que nascem da terra.  Há uma mistura  de cores e de formas nos jardins e nos campos. Passear nos espaços exteriores da escola é fixe e brutal.
Viva a Primavera que torna a nossa vida mais feliz!

Recriação do Terramoto de 1755 em Lisboa





Um filme fantástico que permite visualizar o que foi o terramoto do século XVIII em Lisboa.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Coisas importantes do nosso corpo






Por que razão as flores fecham à noite?





Algumas flores fecham-se ao cair da noite para se defenderem contra o frio ou a humidade, principalmente quando há grande diferença de temperatura entre o dia e a noite.
Mas, existem flores que se protegem contra os raios muito intensos do sol e só se abrem à noite.