quinta-feira, 12 de março de 2015

Gente que mudou o mundo


António Damásio licenciou-se em medicina na faculdade de medicina da Universidade de Lisboa, onde veio também a doutorar-se. Após uma estadia  no centro de investigação da Afasia de Boston (Estados Unidos), regressou ao departamento de Neurologia do Hospital da Universidade de Lisboa.
A sua área de investigação é a Neurobiologia do comportamento humano. Investiga as áreas cerebrais responsáveis pela tomada de decisões e conduta. Observou o comportamento em centenas de doentes com lesões no córtex pré-frontal, permitindo concluir que, embora a capacidade intelectual se mantivesse intacta, esse doentes apresentavam mudanças constantes do comportamento social e incapacidade em estabelecer e respeitar regras sociais. 
Os seus estudos debruçam-se a área designada por ciência cognitiva, e tem sido decisivos para o conhecimento das bases cerebrais.
Entre os anos de 1996-2005 Damásio trabalhou no hospital da Universidade de lowa.
A 9 de junho de 1995 foi nomeado grande-oficial da Ordem Militar de Santiago da Espada juntamente com a sua mulher. 
Publicou o seu primeiro livro: "O Erro de Descartes - Emoções, Razões e cérebro Humano" assim como "O sentimento de Si" (2001), eleito um dos dez livros do ano pelo New York Times. Também escreveu “Ao encontro de Espinosa”. 
Recebeu, entre muitos outros prémios, o Prémio Pessoa e o Prémio Príncipe das Astúrias de investigação Cientifica e Técnica em junho de 2005.
Em 2010 editou o seu mais recente livro “O Livro da Consciência”.