quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Tipos de misturas

Uma mistura de substâncias pode ser classificada em Mistura Homogénea, Mistura Heterogénea e Mistura Coloidal.

Numa Mistura Homogénea não é possível distinguir os seus diferentes componentes. Por exemplo, a mistura de água com açúcar é uma mistura homogénea, pois não é possível distinguir o açúcar da água.


Numa Mistura Heterogénea é possível distinguir os seus diferentes componentes. Por exemplo, a mistura de água com azeite.


Numa Mistura Coloidal, os componentes da mistura não se distinguem a olho nu, contudo se usarmos um instrumento de ampliação, como um microscópio, é possível distinguir os diferentes componentes da mistura. Por exemplo, ao observar uma gota de sangue a olho nu não se consegue identificar os seus componentes, mas ao observar essa gota ao microscópio, distinguem-se os glóbulos brancos, os glóbulos vermelhos e as plaquetas.



quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Gente que mudou o mundo

Bruno Silva -Santos  37 anos, do Instituto de Medicina Molecular (IMM) em Lisboa, foi um dos 21 jovens cientistas eleitos pela Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO) como os mais talentosos da Europa.
A distinção vai apoiar durante três anos, com 45 mil euros, o trabalho de investigação que o cientista português coordena como diretor da Unidade de Imunologia Molecular do IMM, onde lidera uma equipa de 11 pessoas.
A equipa estuda o desenvolvimento e a função das chamadas células T (que pertencem a um grupo de glóbulos brancos conhecido por linfócitos) nas respostas imunitárias a infeções e tumores, tentando perceber quais são os sinais que estas precisam de receber para desencadear o processo de eliminação das células tumorais ou infetadas por microrganismos.

Em relação ao prémio o cientista Bruno Silva-Santos diz: 'Este prémio é o reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido pela minha equipa”
retirado daqui

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Gente que mudou o Mundo


Stephen William Hawking nasceu em Oxford a  8 de janeiro de 1942. Seus pais eram Frank Hawking, um biólogo pesquisador que trabalhava como parasitólogo no Instituto Nacional de Pesquisa Médica de Londres, e Isabel Hawking.
 Stephen William nasceu exatamente no aniversário dos 300 anos da morte de Galileu.
Entrou, em 1959, em  Oxford, onde pretendia estudar matemática, contrariando o pai que gostaria que Stephen estudasse medicina. Como não pôde, por não existir naquela universidade, optou então por física, formando-se três anos depois em 1962. É um físico teórico e cosmólogo britânico e um dos consagrados cientistas da atualidade. É  doutor em cosmologia e professor lucasiano de matemático na universidade de Cambridge, onde se encontra como professor emérito, um posto que foi ocupado por Isaac Newton.
Os principais campos de pesquisa de Hawking são cosmologia teórica e gravidade quântica.
Hawking é portador de esclerose lateral amiotrófica, uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais, sendo uma doença que ainda não tem cura.
A doença foi detetada quando tinha 21 anos. Gradualmente, foi perdendo o movimento dos seus braços e pernas, assim como do resto da musculatura voluntária, incluindo a força para manter a cabeça erguida, de modo que a sua mobilidade é praticamente nula.

Hawking é um dos grandes cientistas do século XX.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

A importância dos fósseis - As trilobites


As trilobites são características do Paleozóico e possuíam um exoesqueleto quitinoso o que lhe permitiu deixar muitos registos fósseis.
O seu nome deriva do facto de o seu corpo  estar dividido em três partes : Cefalão, tórax e pigidio.
Ao longo do crescimento, as trilobites sofriam várias mudas, descartando sucessivos exosqueletos. Em média, mediam entre 3 a 10 cm de comprimento, mas em alguns casos poderiam chegar a cerca de 80 cm de comprimento.
Os trilobites eram, em sua maioria, animais marinhos que viviam junto do fundo em profundidades variáveis entre os 300 metros e zonas pouco profundas, perto da costa.
O seu sentido da visão era extremamente apurado e foram os primeiros animais a desenvolver olhos complexos.

Existem cerca de 20 000 espécies descritas, apresentando grande diversidade de forma e tamanho.

A importância dos fósseis - as amonites


As amonites, constituem um grupo extinto de moluscos cefalópodes.
Eram animais marinhos, que ocupavam o nicho ecológico das atuais lulas. Tinham dimensões muito variáveis, desde alguns centímetros a um metro de diâmetro. O animal vivia dentro de uma concha.
As conchas de amonite são um tipo comum de fóssil em formações marinhas.
As amonites viviam no meio aquático, eram carnívoras e usavam os seus tentáculos como pés para se deslocarem.
Surgiram no período Devónico há 400 milhões de anos e extinguiram-se há 65 milhões de anos juntamente com os dinossauros. Enquanto existiram sofreram grandes modificações das formas e das dimensões e eram muito abundantes nos mares.

Pensa-se que deslizavam no fundo marinho, mas teriam também a capacidade de nadar ativamente com a cabeça voltada para trás.