segunda-feira, 14 de março de 2016

Património cultural de Torres Novas - Capela do Vale


É considerado o templo mais antigo do concelho. É seguramente um dos mais antigos templos do concelho, sofrendo várias obras, em várias épocas, uma das quais em 1783, aquando da instalação da Roda dos Enjeitados, que funcionou até 1869.


Destaca-se a sua entrada alpendrada e a simplicidade do seu estilo românico da era visigótica. No interior salientam-se as esculturas de pedra policromada, os azulejos seiscentistas trazidos da Capela de Monserrate (Meia Via) e os retábulos da Senhora e de S. Mateus. A ermida foi classificada como Imóvel de Interesse Público através de decreto de 19 de fevereiro de 2002 Daqui


Património cultural de Torres Novas - A Igreja da Misericórdia



A Igreja da Misericórdia é uma igreja de Torres Novas  e para muitos o elemento arquitetónico e artístico mais relevante, mais belo e mais rico que a cidade tem.
No seu exterior tem uma escadaria de estilo barroco e a entrada para o templo faz-se pela porta inserida no alçado lateral. Nesta encontra-se um portal em pedra esculpido tardo-renascentista. No interior do templo tudo é belo e tudo foi feito e pensado ao pormenor, as paredes são cobertas com azulejo do século XVII do chão ao teto; o teto é composto por uma cúpula de madeira com caixotões. O altar é elevado onde se destaca o rendilhado barroco com talha dourada. Pode ainda apreciar-se o presépio de Machado de Castro.

Classificada como Imóvel de Interesse Público através de decreto de 3 de janeiro de 1986

quarta-feira, 9 de março de 2016

Património cultural de Torres Novas - A Igreja de Santiago

A Igreja de Santiago é uma igreja da cidade de Torres Novas Encontra-se localizada no início da Rua Miguel de Arnide. Foi construída no reinado de D. Sancho I e terá substituído uma pequena ermida mandada edificar por D. Afonso Henriques aquando da tomada do castelo aos mouros. Realce para o interior, com azulejos, talha dourada e pinturas dos séculos XVII e XVIII. Foi aqui que se realizaram as cortes de 1438.
Assim, pensa-se que D. Afonso Henriques, em 1148, mandou construir uma capela neste local em honra de Santiago.
O templo tem uma só nave com quartas capelas laterais, as paredes são revestidas com azulejo do século XVII. Podem-se ainda observar duas pias de água-benta quinhentistas e um púlpito de talha dourada renascentistas. A capela-mor de abobada de berço, está enriquecida com altar e retábulo de talha dourada, setecentistas. A capela alusiva ao Senhor Jesus dos Lavradores é a mais apreciada pelos críticos de arte.
A atual sacristia que, formou em tempos parte integral da primitiva capela de Santiago, tem um fresco onde figura a aparição de Santiago aquando o cerco a Coimbra em 1058, pelo rei de Leão e Castela.

Património cultural de Torres Novas - A Igreja de S. Pedro


A Igreja de São Pedro situa-se em Torres Novas. Admite-se que possa ter sido edificada no século XIV, em lugar de uma pequena capela já lá existente. Este templo é o expoente máximo e o símbolo da freguesia de São Pedro.
Não sendo um templo de rara beleza arquitetónica, tem a curiosidade de sua entrada principal ter sido feita no alçado lateral, nesta entrada destaca-se o relevo por cima da porta das chaves, símbolo de São Pedro. Curioso também é saber que a torre sineira serviu como modelo para a torre da Igreja de Salvador.

O seu interior tem três naves separadas apenas por colunas delgadas, fazendo lembrar os princípios da arquitetura Gótica, onde a leveza se alia à grandiosidade. O altar é curiosamente feito em pedra. Na igreja pode-se visualizar ainda seis belos quadros com temas bíblicos. A capela da Santíssima Trindade contem a arca tumular de D. João Rodrigues Pimentel (- a. 18 de Abril de 1335 foi um nobre e militar português).