quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Benefícios da atividade vulcanica



A rocha vulcânica abaixo da superfície encontra-se a temperaturas elevadas. A água que a atravessa aquece e surge à superfície no estado liquido ou de vapor. Esta água pode ser usada para aquecimento de habitações e estufas ou para a produção de energia eléctrica em centrais geotérmicas.


As paisagens vulcânicas são espectaculares, atraindo excursões de visitantes aos géiseres, fontes termais, fumarolas e às encostas dos vulcões, funcionado como polos de atracção turística que desenvolvem a região.

As populações  também procuram viver junto de vulcões, porque os solos férteis originados pelos materiais vulcânicos são excelentes como campos de pastos e de cultivo.

Também a exploração mineira de ouro, prata, ferro e enxofre contibui para a formação de aglomerados populacionais perto dos vulcões.



quarta-feira, 26 de novembro de 2014

O vulcão da Ilha do Fogo entrou em erupção


O vulcão da ilha do Fogo em Cabo Verde estava adormecido desde 1995.
Este vulcão situa-se em Chã das Caldeiras. A lava escorre em duas frentes e já cortou a estrada principal e é só possível chegar ao vulcão a pé. A população foi evacuada.
Destas vez, a erupção não apanhou a população desprevenida. O vulcão estava a ser vigiado por sismógrafos, que medem a intensidade dos abalos sísmicos, e por inclinómetros que medem as deformações superficiais da crosta terrestre. Houve sinais detectados com quase um mês de antecedência.
Antes da erupção houve fortes abalos sísmicos. A erupção conseguiu ser prevista com algumas horas de antecedência o que permitiu retirar as populações.
A lava está a progredir muito lentamente. A erupção parece ser do tipo da que ocorreu em 1995. 
Até ao momento não há registo de vitimas.



quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Materiais sólidos expelidos pelos vulcões




Materiais sólidos:

Também designados piroclastos, são fragmentos que resultam de lavas parcialmente solidificadas durante a sua emissão ou de fragmentos de outras rochas arrancadas pelo magma na sua subida para a superfície.
De acordo com as suas dimensões, os piroclastos designa-se por cinzas vulcânicas, lapilli e bombas vulcânicas.


Cinzas: fragmentos muito finos, com diâmetro inferior a 2mm
Lapilli: fragmentos com diâmetro entre os 2mm e os 50mm
Bombas: fragmentos com diâmetro superior aos 50mm  

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Materiais expelidos pelos vulcões



São vários os materiais expelidos pelos vulcões conforme visívil no esquema abaixo. Neste post falamos da lava e dos seus diferentes tipos.



Esquema retirado daqui
Lava

A lava resulta do magma quando este perde os gases durante a erupção. É por isso mais pobre em gases. Consoante a temperatura a que estão sujeitas, as lavas podem ser mais fluidas (líquidas) ou viscosas. Quanto mais quente está, mais líquida fica. E quanto mais fria, mais sólida. Há vários tipos de lava, mas basicamente consideram-se três categorias: as lavas escoriáceas (lavas aa), as lavas encordoadas e as lavas em almofada. 
Lavas escoriáceas: São lavas muito viscosas, e com um aspecto pontiagudo. Arrefecem rapidamente e deslocam-se a velocidades muito lentas quando comparadas com outros tipos de lava.
Lavas encordoadas: O nome deve-se ao seu aspecto semelhante a cordas enroladas quando solidificam. Isto acontece porque a parte superior da lava solidifica mais depressa do que a lava que escorre junto ao solo. Assim, a lava que escorre por baixo enruga a camada que já solidificou. Também são conhecidas como lavas pahoehoe.
Lavas em almofada: são as escoadas de lava típicas das erupções vulcânicas submarinas. Esta denominação deve-se à sua secção aproximadamente esférica, semelhante a almofadas. As lavas em almofada formam-se não apenas em mar profundo, mas também quando as lavas  correm pelas vertentes entrando em contacto com o mar, rios ou lagos.